Review Room
Red Feather :: Multimídia :: Jogos
Página 1 de 1
Review Room
The Review Room
Hora de fazer algo diferente. Sim, isso é uma galeria de reviews,
Escritores:
Niroga
Richie
Re: Review Room
Mega Man - Dr. Wily's Revange/Rockman World
Que Mega Man é (ou foi) uma das franquias mais bem sucedidas do mundo dos games você não pode negar. Você pode falar que eles não são criativos, ou que são a mesma coisa sempre ou me chamar de fanboy (porque realmente sou), mas não pode negar isso. Lançado em 1987, o primeiro jogo se tornou um sucesso, assim como suas sequências, Mega Man 2 (1989) e Mega Man 3 (1990), já estava na hora de explorar outras possibilidades.
Em 1991, Mega Man Dr. Wily's Revange (Rockman World no Japão) foi lançado para o Game Boy, e mostrou como se poderia aproveitar o Game Boy. O jogo mistura elementos de Mega Man 1 e 2, com 4 chefes na primeira fileira (Fire Man, Cut Man, Elec Man e Ice Man), um Rockman Killer (Enker, exclusivo da franquia) e mais 4 (Flash Man, Quick Man, Bubble Man e Heat Man). Existem 6 níveis, o jogo tem uma extensão razoável.
A Maldição Portátil
No começo, os jogos de Game Boy eram bem simples. Tomamos Tetris e Super Mario Land como exemplo. Tetris era um puzzle muito fácil de ser controlado, mas Mario Land era o problema. Você pode perguntar para bastante gente, vão responder que Mario Land é um clássico, mas é difícil ser seu favorito. O esquema de controle é estranho para sprites tão pequenos, e eu posso dizer isso, porque já terminei o jogo.
Anos depois remos Super Mario Bros. Deluxe, jogo em comemoração do aniversário de Mario para o Game Boy Color. O jogo era basicamente o original do NES dentro do Game Boy Color, como extras e tudo mais, porém a tela era pequena para o mesmo, o que fazia com que fosse difícil de se orientar as vezes. O jogo não é ruim, mas esse é o maior problema.
Super Mario Land (esquerda) e Super Mario Bros. Deluxe (direita) sofrem de um problema frequentes no Game Boy
Depois de toda essa baboseira você deve estar se perguntando: Mas onde Mega Man entra nisso? Bem, foi ai que a Capcom acertou.
Capcom acertou na proporção
O tamanho dos sprites (boa parte diretamente do NES) comparado ao tamanho do cenário cria um ambiente adequado a tela do Game Boy. Os pulos são um pouco mais baixos, porém com o tamanho do tiro maior, fica mais fácil acertar. No começo, pode parecer difícil realizar alguns pulos, mas é questão de costume, porém as vezes o level designe é um pouco críptico demais, fazendo você pensar bastante para não levar dano.
Exemplos de pulos que precisam de certa prática
Muito bem, vamos falar de gráficos!
Os gráficos são muito bem trabalhados para o Game Boy, utilizando bem os únicos 3 tons de cinza que o console disponibilizava. Você consegue muito bem dizer os que são os inimigos e as tiles são bem variadas. Os inimigos são tirados dos jogos do NES e também utilizam bem a palheta.
O jogo mistura elementos de Mega Man 1 e 2 do NES, porém sem nenhum sprite flickering conhecido (pelo menos não por mim), o que é impressionante para o GB comparado ao NES.
Duro como rocha
Um dos pontos fracos desse jogo é sua dificuldade comparado a outros jogos de Game Boy. Para um jogo portátil eu penso que o jogo tem que ser rápido (sem muita enrolação), ser simples (controles intuitivos) e não ser impossível. Muitos dos desafios desse jogo requerem certa prática, o que estraga parte do conceito. Por exemplo: toda vez que eu jogo, fico preso na Wily Station (nível final), pois ele é muito extenso.
A impiedosa Wily Station
Outra coisa que me incomoda é que depois que se derrotam os 4 primeiros chefes, você pode lutar com mais 4 e pegar seus poderes, porém eles não tem níveis para eles, e você só pode utilizar suas armas no ultimo nível, o que faz com que você utilize as que você já tem mais.
Rock 'n Game boy
Como todo jogo do Mega Man, não poderia faltar boa música. Algumas são versões refeitas de melodias do NES e outras são originais, todas com instrumentos agradáveis.
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
- Spoiler:
O jogo ainda conta com uma faixa extra não usada, que seria o ending.
- Spoiler:
"My Scene for World domination has faild!"
Tela de título não utilizada, mostrando que o jogo iria se chamar Mega Man World
A partir de anos a fim, a franquia Rockman World continuou a crescer nos entregando jogos medíocres como Rockman World 2 e grandes revoluções para a franquia como Rockman World 4. O jogo é simples, divertido, porém em certas partes é frustrante, fazendo você querer tacar o jogo na parede (mas nada como Rockman World 3, aquele é impossível de verdade).
O jogo alcança altos preços no Brasil (130 para cima) e a versão japonesa é mais fácil de ser achada. Ele também está a venda no eShop do Nintendo 3DS por 6,99. Esse é um dos meus jogos favoritos da franquia e o recomendo a todos, fans de Mega Man ou não.
Bem, vocês pediram para fazer a minha parte para reviver o fórum, eu estou fazendo. Quero a opinião de vocês: Deveria postar na PM e voltar com minhas matérias?
Obrigado por lerem.
Red Feather :: Multimídia :: Jogos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos